
O Guia de Campo
Holly Black & Tony DiTerlizzi
Conheci os livrinhos através de fuçadas no Skoob. Achei a capa bonitinha, li um resumo e percebi que a história continha seres fantásticos e fiquei curiosa. Quando cheguei na biblioteca e me deparei com o livro, já percebi que a leitura seria mais rápida do que eu imaginava.
-NARRATIVA: por ser um livro completamente infantil, a narrativa é simplíssima. É aqueles livrinhos que lemos quando temos oito anos.
-TRAMA: não fiquei satisfeita, esperava mais. A grande parte da história está voltada para mostrar a bagunça que os diabretes fizeram na nova moradia da família Grace. Todos sabem que há algo estranho na casa, mas acham mais simples sempre culparem o pobre Jared. Quando finalmente comprovam a existência de seres fantásticos o livro acaba. Então esperava mais no sentido de mostrar mais sobre essas criaturas.
Além disso, no início do livro é apresentado um mapa, que não foi explorado em nenhum momento pelos autores, senti falta de alguma passagem em que ele poderia ser consultado.
-ORIGINALIDADE: histórias infantis e criaturas fantásticas, originalidade zero.
-PERSONAGENS: os protagonistas são os integrantes da família Grace, Jared, Simon, Mallory. Para uma história infantil, gostei deles. Agora, como eu já comentei, senti falta da exploração dos personagens fantásticos. A única coisa que achei interessante no diabrete é que ele falava tudo rimando, como se tudo fosse uma poesia.
-CLIMAX: difícil dizer porque não teve nenhum momento super extraordinário, entretanto, gostei da parte em que Jared entrou no elevador de comidas espremido e achou o quarto escondido.
-DESFECHO: os irmãos Grace comprovam a existência dos diabretes e encontram os ratos roubados de Simon. Bem previsível e bem insonso.
-DESIGN: excelente. Posso dizer com a maior certeza que o design desse livro é foda. A capa é bonita, a forma do livro, o tamanho, as ilustrações dentro dele são lindíssimas, a fonte, a distribuição de capítulos. Os autores realmente sabem vender o peixe deles, mas claro, é uma enganação, tipo aquelas pessoas que são lindas e na hora que você troca uma idéia você pensa WTF?
-UMA FRASE: ''Não é belo ato congelar os ratos'' (?)
-OUTROS COMENTÁRIOS: acho que se eu tivesse lido esse livro quando eu era pequena, provavelmente não teria gostado muito também. Mas vou continuar lendo a continuação para saber se melhora, já que os próximos livros são propícios para apresentar melhor essas criaturas. A introdução já foi dada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário