domingo, 13 de dezembro de 2015

017. A Abóbada Energética


A Abóbada Energética P003
Perry Rhodan

E lá fomos nós...

- NARRATIVA: continua no mesmo padrão dos outros dois livros que já li, com diálogos simples, descrição de tecnologias, política entre os países, do ambiente em que a Stardust se encontra e até quando se trata da saúde de Crest. Não precisa ser nenhum gênio para entender da sua doença ou das tecnologias que o autor vai citando nos livros. Por ter uma narrativa simples, flui bem a leitura numa boa velocidade.

- TRAMA: neste volume finalmente os países se juntam em reuniões e desenvolvem um plano para destruir seu inimigo em comum: pegam toneladas de mísseis e programam todos para atingirem apenas um ponto da cúpula, a fim de ter maior impacto em uma área, para ver se ela pára de funcionar e, no fim, esta tentativa é fracassada. A cúpula apenas vai mudando de cor, mas não rompem. Então os países desenvolvem uma arma biológica para os agentes que forem conversar com o Rhodan ative e acabe com tudo. Tais agentes, que eu estava bem animada para a atuação, conseguem entrar na cúpula, conversam 3min com o Rhodan e ele, milagrosamente, consegue mudar a opinião dos caras em simples frases. GENTE, COMOASSIM? No fim, os caras vão lá como inimigos e saem de lá super amigos, fingindo que soltaram a arma biológica lá dentro e que não funcionou. Mas enfim... o Crest é curado com o soro antileucêmico do Haggard e fica consciente no momento mais crítico da história (cliche).
Por fim, os países lançam a Stardust II para a Lua com missão de destruir a base dos arcônidas, mas a nave sai de lá, e vem pousar na Terra, no deserto de Gobi, junto com a Stardust e renovando a cúpula protetora que já estava no seu limite devido aos mísseis. Fim.

- ORIGINALIDADE: a história continua sendo original, mas eu quis morrer quando o Crest acordou três minutos antes do contato de Rhodan com Thora. Tipo... não!

- PERSONAGENS: é péssimo, definitivamente. Rhodan é o Deus que convence todos os seus inimigos em três minutos de conversa, é isso. Os agentes que foram lá para matar ele, viraram seus amigos. Thora que sempre esnobou ele, agora tá respeitando o tio. Que terrível. Muito chato. E os personagens continuam não sendo explorados da melhor forma.

- CLIMAX: quando Crest acorda e manda o burro do Rhodan desligar a cúpula que está muito quente e está em seu limite e pode explodir a qualquer hora. Fiquei na torcida para que no meio tempo que ele fosse desligar a cúpula, ela estourasse e acabasse com tudo. Fim. Mas não aconteceu porque Rhodan é o fodão imortal certo Deus protagonista.

- DESFECHO: arcônidas estão na Terra agora. Thora está na Terra. Agora a cobra vai fumar para os terráqueos. Mas ao mesmo tempo eu acho que o autor está desenvolvendo planos de Rhoan e Thora se pegarem (o que é o fim dos tempos!!!).

- DESIGN: livro de bolso, letras grandes, capítulos bem separados e a capa que eu não continuo não entendo quem são os homens. A mulher diva é a Thora, óbvio.

- OUTROS COMENTÁRIOS: broxei, com certeza. Esse ano não volto a ler a série, mas quem sabe no ano que vem eu volte só para saber o que a Thora vai aprontar na Terra. É o que veremos...

4 comentários:

  1. Oi Dani!
    Td bem contigo?
    Gostei muito dos comentários que fez dos três livros da série Perry Rhodan, (e dos demais em seu blog também, os quais li rapidamente).
    São legais pois vc expõe suas opiniões de prós e contras bem abertamente, sem firulas...
    Bem, nem sei o que comentar, sem estender demais sobre a série PR! Estes livros foram feitos em 1961 na Alemanha, o os dois autores inicias, achavam que fariam só uns 30 livros para a editora que os contrataram, e acabou que a série é feita até hoje, publicada ininterruptamente toda semana, com dezenas de autores que escreveram para ela, com a série principal atualmente no número 2835, com mais de 2000 outros livros além da principal com histórias correlacionadas, e em 2011 iniciou um reboot, Perry Rhodan NEO, que é publicado quinzenalmente, e já foi lançado mais de 110 volumes! Há milhões de fãs pelo mundo, sendo muitos no Brasil.
    Muitos aspectos que vc não gostou nestes livros iniciais, é o que também acham muitas pessoas; centralização/endeusamento do Rhodan, o pouco desenvolvimento dos personagens, a participação mínima de personagens femininos e quase sempre como donzelas/vitimas/serviçais (a Thora é uma mediana exceção, juntos com poucas outras...), a discrepância da tecnologia ficcional da época com a realidade que temos atualmente, erros de roteiros, etc.
    Eu li só primeiro volume de NEO, mas vi inúmeros comentários dizendo que estes aspectos foram corrigidos neste reboot.
    Desta série clássica, há muitos livros ruins, e alguns razoáveis e também alguns muito bons. Vão surgir muitos personagens carismáticos no decorrer da série, e há ciclos que são muitos elogiados por quase todos!
    Bem, já escrevi bastante, rsrs, torço que vc faça mais comentários de outros livros da série, e se desejar quaisquer informações sobre ela, é só dizer, ok!
    Vc está presente em redes sociais? Eu estou em praticamente todas divulgando a série PR...
    Abraço, td de bom e inté+,
    DIO

    ResponderExcluir
  2. Olá, DIOberto!
    Estou feliz de saber que você leu minhas resenhas e, em especial, a do Perry Rhodan! Não conheço ninguém que tenha lido a série para que eu possa comentar, então aqui é uma válvula de escape para eu ir contando o que estou achando e para futuramente eu saber certinho o que ocorreu em cada livro.
    Neste terceiro volume que eu li eu dei uma bela desanimada no andamento da série, mas não pretendo largá-la. Tenho acesso a diversos volumes da série e vou continuar a ler e fazer resenhas assim que eu me animar novamente. Com certeza com o seu comentário e as coisas que você escreveu me deu um ânimo novamente, muito obrigada!
    Acho que você me adicionou no Skoob, vou aceitar seu convite lá.
    Obrigada pelo comentário e volte sempre!
    Nos falamos! Abraços e Boas Festas neste final de ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por sua conta e risco; rsrs.
      Lembre-se que eu disse que há vários bons e vários ruins, e vc pode ser seduzida a ler centenas de livros, rsrs.
      .
      Bem, encontras fãs? Veja alguns grupos em meu perfil no Facebook:
      https://www.facebook.com/perryrhodan.DIO/groups?pnref=lhc
      (Ah! Como eu disse, se vc estiver no Facebook, ou Google+, ou Twitter, etc, me inclua neles...)
      .
      Um dos melhores sites brasileiros sobre a série (há vários):
      http://www.projtrad.org/
      .
      Esta afiada no inglês? Veja estes excelentes artigos que este professor americano fez dos primeiros livros da série (Mesmo se não estiver, da para entender bem com a tradução automática):
      http://perryrhodanreadingproject.blogspot.com.br/2011/02/and-so-it-begins.html
      (Este é do primeiro livro, é só clicar nos links laterais e ver os próximos; é um artigo melhor que o outro).
      .
      Ficção científica é coisa só de homem.
      Que nada!
      Você e, por exemplo, a Cintia Macêdo são exemplos que desmentem isso...
      A Cintia fez um artigo sobre a série Perry Rhodan neste natal!!! 25-12-2015
      Veja:
      http://gamefm.com.br/2015/12/25/sci-friday-perry-rhodan-1961-ad-infinitum/
      .
      Novamente escrevi demais, né Dani!
      Boas festas para vc também, e ótimo 2016

      Excluir
  3. Vou entrar nestes links que você me enviou!
    Obrigada por me apresentar mais sobre a série!
    :D

    ResponderExcluir